21 agosto 2006

Os desvios da democracia

Mensaleiros desfilam nos programas do horário eleitoral gratuito.
Sanguessugas ameaçam renunciar em bloco.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral pede que o eleitor deixe de brincar de "faz-de-conta".
O chefe do Executivo é multado por distribuir cartilhas com feitos de sua administração.
Será que a democracia está funcionando?
Não se pode exigir que a democracia ofereça sempre candidatos ideais. Tivemos muitos luxos, como Fernando Henrique, um intelectual de peso, e o próprio Lula, uma pessoa com forte carisma. Mas também temos que ter estômago democrático. Estamos em entresafra de políticos, e sofreremos nestas eleições pela falta de opção de voto.
Estamos caminhando de onde para onde?
O fato é que Lula é um símbolo, mais do que dirigente e líder. Tem carisma e legitimidade eleitoral. Como símbolo, gera identificações na população do tipo "ele é um pouco de mim mesmo". Porém, embaixo da asa dele ninguém cresce. Também no sindicalismo ele não fez um sucessor. O PSDB recaiu na mesma falha, porém tem fortes nomes no partido, que em 4 anos estarão amadurecidos para concorrer à presidência. Enquanto isso, espera que o Chuchu consiga mostrar a que veio, pois depois de tanta insistência pela disputa à presidência, deveria ter estratégia montada antes mesmo da candidatura..
E nas campanhas do "Vota Brasil!" ainda querem colocar a culpa no coitado do eleitor sobre o candidato que será eleito..
Sem candidatos não há milagre.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


Contador Grátis