15 abril 2013

De bike pela Paulicéia - Batalhando por um lugar no asfalto



O Paulistano já reconhece os benefícios da bicicleta. É uma opção que faz bem para a saúde, evita perda de tempo no trânsito e além de tudo, traz uma economia financeira, já que reduz a conta de combustível. Cada dia temos mais ciclistas rodando pela cidade. E a cidade está focada em atender essa crescente demanda.
Voltando ao tema descobrindo São Paulo, este post é dedicado aos ciclistas de fim-de-semana, aos que curtem um role noturno, aos que já adotaram a magrela como principal meio de locomoção e, principalmente, aos que aposentaram a bike por receio de pedalar pela Paulicéia.
Para os ciclistas de fim-de-semana ou que gostam de pedalar em familia, a opção é a ciclofaixa de lazer que hoje atende praticamente toda a cidade. Desde 2009 a prefeitura de SP juntamente com a Seguradora Bradesco inauguraram a Ciclofaixa de Lazer, ligando os principais parques de São Paulo. O trajeto, habilitado apenas aos Domingos, iniciou com pouco mais de 15 km, atualmente conta com vários trajetos, como Av Paulista, Vergueiro, Centro, entre outras excelentes opções até a Represa do Guarapiranga, somando mais de 150 km de ciclofaixa. Outros projetos de iniciativa publico-privada são os totens de aluguel de bikes do Itaú espalhados pela cidade e as bicicletas da Porto Seguro disponíveis em várias estações de metrô, que permitem que ao menos parte dos trajetos sejam feitos de bike.
Temos ciclovias permanentes como as da Av Sumaré, Av. Faria Lima e Av Pedroso de Moraes, que facilitam o role durante a semana, mantendo uma distancia segura dos carros, pois ficam no canteiro central destas avenidas.
E as ciclo-rotas, já mais próximos dos veículos automotores, são geralmente as faixas da direita, das ruas e avenidas, sinalizadas por símbolos de bicicletas no asfalto, além de placas sinalizando que aquele percurso é trajeto de bicicletas também. Para este trajeto, é necessário contar com a prudência de motoristas e ciclistas, buscando sempre a coexistência pacífica, pautada pelo respeito e prudência.
Para as noites durante a semana, há vários grupos que realizam passeios semanalmente em ciclo-rotas. Algumas opções sãowww.pedalpaulista.com.br e os passeios noturnos da Tutto bike Pompéia. Ideal para quem quer pedalar com mais segurança (em grupo) pelas ruas de São Paulo.
Prepare sua bicicleta, não esqueça dos itens de segurança como sinalizador, luvas e capacete e bom role! Apesar da batalha constante por um lugar no asfalto, com prudência e bom senso há espaço para todos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


Contador Grátis